festival atsá puyanawa - imersão no acre
- Luane Bittes
- 20 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O FESTIVAL ATSÁ PUYANAWA é considerada a maior festa tradicional do povo Puyanawa. O evento reúne turistas, mostra cultura e tradição com cantos, dança, comidas típicas, pinturas, brincadeiras de arco e flecha, inclusive a caiçuma, uma bebida tradicional.
O nome 'Atsa' significa macaxeira e é justamente o que eles celebram, já que a iguaria é a principal fonte de renda da comunidade. Por isso, o que não falta durante a festa são comidas típicas, derivadas da macaxeira. Da macaxeira é feita sopa, caiçuma, tapioca, bejú, mingau, farinha, massa de carimã entre outros. Além disso, também estão presentes outras comidas típicas como peixe assado na folha, farinha de coco, farinha de tapioca.
Também tem roda de cantorias tanto em português como na língua tradicional, conhecimento e uso das medicinas da floresta, conversas sobre os costumes, cultura, e conhecimentos passados pelas lideranças. Existem momentos da programação onde os visitantes fazem trilhas e entram na mata para conhecer o diversas plantas, dentre elas, o cipó mariri, cipó para feitio da medicina ayahuasca.
O festival, além exaltar a cultura dos povos indígenas especialmente do povo Puyanawa, também movimenta a economia na região do Juruá, com a presença de turistas que vão até local para acompanhar o evento.
ATIVIDADES DURANTE A VIVÊNCIA
Transporte: terrestre | aeroporto | aldeia
Feira de artesanatos (vendidos à parte).
Danças típicas, comidas tradicionais.
Banhos de ervas, água florida e argila, cantorias.
Pintura corporal e explicação dos kenes (grafismos),
Momento cultural de histórias com pajés e lideranças.
Brincadeiras, ensinamentos, contação de histórias e mitos.
Alegria, simplicidade, conhecimentos sagrados e muita música.
Rodas de defumação, caminhadas na mata em trilhas históricas.
Rodas de rapé e outras medicinas da floresta conforme utilizada na etnia.
INCLUSO NA ALDEIA
Pensão completa com refeição simples, café da manhã, almoço e jantar: arroz, farinha, macarrão e carnes de caça e peixes, caldos, frutas da estação, comidas regionais
Acompanhamento de um anfitrião e ajudantes locais durante toda a viagem;
Não existem acomodações individuais com camas/colchões. A hospedagem dos visitantes na aldeia é realizada em pequenas cabanas indígenas onde se armam barracas ou são atadas redes equipadas com mosquiteiro.
Seguro Viagem (opcional | pagamento a parte)
Clique no link abaixo e acesse o site do Conexão Indígena para saber mais e garanta sua ida para a floresta!
Entre para o nosso grupo no WhatsApp para se organizar com antecedência e conhecer a proposta de cada evento!
PARTICIPAR DO GRUPO: